Todos têm um papel importante a desempenhar na construção de comunidades mais resilientes, prósperas e saudáveis. A escola, ator central da comunidade educativa, tem um papel crucial, não só na educação dos alunos, mas também na promoção da literacia ambiental da comunidade como um todo. O programa “Eco-Escolas” é exemplificativo deste esforço, mobilizando professores e alunos a criar espaços de aprendizagem e iniciativas que visam transformar as suas comunidades.
Este intercâmbio pretende propiciar um espaço de encontro e diálogo entre os diferentes grupos ECO-Escolas das EB 2,3 da Póvoa de Varzim, com a participação da Escola do Freixo, de Ponte de Lima, e da Escola EB 2,3 de Aver-o-Mar, que nos vão mostrar como as estações meteorológicas desenvolvidas em contexto escolar podem ser um instrumento de aprendizagem, não só para os alunos, mas também para a comunidade como um todo.
Iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto “Literacia para a Transição Climática!”, implementado no quadro do Programa The Europe Challenge 2024: Libraries, Communities and Democracy, financiado pela Fundação Cultural Europeia e executado em parceria pelo Centro do Clima da Póvoa de Varzim e a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.
Veja como correu aqui