Sobre
O que é o Centro do Clima?
O Centro do Clima é um espaço colaborativo dedicado à experimentação e ação na área das alterações climáticas e resiliência comunitária. Foi criado em julho de 2023 pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em colaboração com o Biopolis da Universidade do Porto e a Junta de Freguesia de Rates, com o apadrinhamento da Casa Comum da Humanidade e do Movimento de Transição. O Centro tem como objetivo dinamizar e apoiar iniciativas e projetos colaborativos nas áreas do ar, água, terra e fogo.
A nossa Missão e Objetivos
O nosso propósito é impulsionar ações que visem reduzir os impactos das alterações climáticas e promover a sustentabilidade. Trabalhamos na monitorização e redução das emissões de gases de efeito estufa, na regeneração de recursos hídricos e ecossistemas, na promoção de práticas agrícolas sustentáveis e na redução do consumo energético, entre outras áreas.
Parceiros e Colaboradores
O Centro do Clima tem a honra de colaborar com múltiplas entidades incluindo Juntas de Freguesia, instituições de ensino e investigação, empresas, coletividades e órgãos de comunicação social. Estas parcerias fortalecem o nosso compromisso de criar um impacto positivo na comunidade e além dela. Apoiamos ainda cidadãos empenhados nas suas ações em prol da sustentabilidade, reforçando uma rede crescente de voluntários pelo clima, destacando-se o papel fundamental dos jovens.
A equipa
Do meu percurso posso salientar a formação (Pós-graduação em Gestão Ambiental Urbana e Ordenamento do Território e Sustentabilidade, Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável) e 25+ anos de experiência em ambiente, tendo facilitado projetos colaborativos em mais de 60 comunidades. Fui diretor de comunicação ambiental numa empresa privada e responsável por um centro de formação na área do ambiente.
Na Universidade Católica, colaborei com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no âmbito do Plano Estratégico de Ambiente do Grande Porto, do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, do projeto das 100 mil Árvores e do Conselho Municipal do Ambiente, entre outros.
Como ativista tenho tido ligação a vários movimentos, incluindo o Extinction Rebellion e o Climate Reality Project. Fui dirigente na Associação dos Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambiente e sou cooperante da Coopérnico e co-fundador da Casa Comum da Humanidade.
Enquanto investigador, coordenei o projeto “Municípios em Transição” e integro o CHANGE – Global Change and Sustainability Institute. Tenho o privilégio de coordenar o Centro do Clima da Póvoa de Varzim, ao qual me dedico com alma e coração.
Iniciei a minha carreira ao obter a licenciatura em Psicologia, mergulhando no desafio de compreender a complexidade da mente humana. Tive a oportunidade enriquecedora de partilhar conhecimento, ministrando formações na área da Psicologia, uma experiência que marcou os meus primeiros passos no mundo profissional.
Ao longo de 16 anos, estive inserida no universo da gestão e administração empresarial. Nesta fase da minha vida, pude desenvolver uma visão holística do funcionamento interno das empresas e a minha capacidade estratégica.
Em paralelo com a vida empresarial, explorei o setor da restauração. Esta experiência trouxe-me não apenas desafios, mas também uma compreensão mais profunda da importância da gestão operacional e do serviço ao cliente.
Após tantos anos ligada à área dos negócios, decidi empreender e criei um centro de atividades e apoio ao estudo, ao qual me dediquei durante três anos. Foi um período gratificante, onde pude contribuir diretamente para o desenvolvimento educacional e pessoal de jovens.
Atualmente, encontro-me no Centro do Clima, onde abraço o desafio de promover ações que visam a mitigação das alterações climáticas, com especial foco na área das florestas e da juventude. Este compromisso reflete a minha convicção profunda de que todos temos um papel a desempenhar na construção de um futuro sustentável.
Tenho experiência enquanto sapador florestal na Associação Florestal do Cávado – Chefe de equipa no concelho de Barcelos, Bombeiro Voluntário na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viatodos e Chefe de Equipa de Prevenção e Vigilância da REN (entre outros). Sou formador em várias entidades e consultor na área da gestão florestal.
Nos últimos seis anos trabalhei em organizações do Terceiro Setor para a promoção de direitos humanos, em particular, do direito humano à alimentação adequada. Desempenhei funções de advocacy officer, com a participação em processos de negociação em espaços de governança multilateral a nível nacional e internacional; coordenação e gestão de projetos (nacionais e internacionais); e facilitação de redes de organizações na ONGD ACTUAR. Sou membro e dirigente da secção portuguesa da FIAN International e colaborei também com a EAPN Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza. Nos últimos 15 anos tenho tido um percurso associativo diverso e ativo, integrando várias iniciativas locais e nacionais, em áreas como a agricultura e consumo de proximidade, sustentabilidade alimentar, arquitetura inclusiva, cultura e educação livre. Fui co-fundadora e dirigente da associação Coimbra em Transição, onde colaborei com a Transição Portugal e apoiei a realização da AJUDADA. Trabalhei também em explorações agrícolas e em empresas de restauração. Passei pelo teatro experimental e fiz voluntariado em organizações de solidariedade social.
Fiz o meu percurso académico na Universidade de Coimbra (UC), onde me licenciei em Serviço Social e frequentei o Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, tendo concluído o nível de pós-graduação. Ainda na UC, fui adjunta de ensino, participei em projetos de extensão universitária, colaborei em projetos de investigação nas áreas das políticas públicas para a pobreza e exclusão social e integrei a Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais, onde fui também bolseira de integração na investigação em políticas públicas para a saúde mental. Fui bolseira de investigação da Universidade Nova de Lisboa no âmbito do projeto CATALISE sobre inovação social e “alternativas” sustentáveis em Portugal. Desde 2006 que participo em grupos corais e atualmente frequento a Escola de Música Tradicional Cardo-Amarelo.
Licenciada em Ciências e Tecnologia do Ambiente e mestre em Engenharia Agronómica pela Universidade do Porto.
Ao longo da minha jornada profissional, tenho demonstrado um compromisso apaixonado com a investigação em áreas com a agricultura e o ambiente.
As experiências que moldaram o meu percurso incluem ensaios pioneiros no campo com a introdução de culturas agrícolas ambientalmente mais sustentáveis, recolha de dados estatísticos em explorações agrícolas no Norte de Portugal, investigação na área da biotecnologia ambiental e criação e gestão de conteúdos agrícolas nos meios digitais, adquirindo uma experiência sólida neste domínio.
Atualmente, integro a equipa do Centro do Clima como gestora de comunicação e promotora de uma agricultura mais sustentável.
O meu compromisso é aplicar os conhecimentos e a paixão pela ciência agrícola e ambiental para contribuir com soluções inovadoras e sustentáveis no campo da agricultura.