Decorreu, durante a primeira quinzena de setembro, mais uma edição das atividades “Jovens pelo Clima”, promovida pelo Centro do Clima. Esta iniciativa pretende sensibilizar os jovens do município para as questões de proteção ambiental e de sustentabilidade. O programa foi marcado por uma série de experiências educativas e divertidas, aliando, de forma prática, aventura, aprendizagem e uma maior compreensão das questões ecológicas e da importância da preservação do meio ambiente.
Entre as atividades desenvolvidas, os participantes desfrutaram de um passeio a bordo de um barco movido a energia solar, participaram em oficinas de tye-die e upcycling, visitaram a horta comunitária e exploraram os tradicionais campos masseira da região. Também estiveram envolvidos em ações de limpeza florestal e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de um artesão local. Como parte da promoção de uma mobilidade mais sustentável, os jovens fizeram o passe do Andante e viajaram de autocarro.
Além das atividades diretamente relacionadas com o ambiente, o programa permitiu aos jovens conhecerem melhor algumas das entidades e locais de referência da Póvoa de Varzim, como o Mercado Municipal, o Farol de Regufe, o Lavadouro Municipal, o Museu Municipal, o Centro Coordenador de Transportes e a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, reforçando o sentido de comunidade e a ligação à cidade.
Foram várias as entidades e pessoas que contribuíram para o sucesso desta iniciativa. O Centro do Clima agradece o apoio e a colaboração de todos os envolvidos: Alberto Rego , André Valério, António Sousa, Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Casa Escola Agrícola Campo Verde, Ceinop, Clube Naval Povoense, Fundação Centro Social São Pedro de Rates, Horpozim, Kollib, O João Woodcraft, Organização para a Promoção de Ecoclubes, Mercado Municipal da Póvoa de Varzim, Museu Municipal da Póvoa de Varzim, Sensihemp.
Este evento reafirma o compromisso da comunidade poveira em educar e capacitar os jovens para um futuro mais sustentável, em que a preservação do ambiente e o uso consciente dos recursos naturais são prioridades.