Precisamos de dar a voz aos nossos jovens, para que expressem as suas preocupações pelo futuro, sem acumular ansiedade. Precisamos que eles se sintam apoiados. E precisamos de celebrar o que já estamos a fazer e, acima de tudo, o que somos: uma comunidade empenhada em ser o “centro da mudança”. Por isso convocamos os Poveiros para o encontro “Juntos pelo Clima”, para mostrar a sua união neste propósito, e despertar a comunidade (e o Mundo) para a emergência da nossa situação. Um outro Mundo é possível, e necessário já.
No Dia do Ambiente (5 de junho de 2024) vamos organizar um grande encontro para manifestar preocupações, mas também sonhos. Para (re)afirmar compromissos com a mudança. Para dançar e cantar. Os jovens terão o palco para eles, mas serão acompanhados pelos mais velhos, num “pacto de sangue” intergeracional – tricotamos uma imensa linha vermelha que simboliza o limite de 1.5ºC de aquecimento que não podemos ultrapassar.
Dia 5 de junho, às 10h, junte-se a nós no Passeio Alegre. Venha a pé, de bicicleta ou transporte público. Traga o seu cartaz.
Programa:
09:30 – Saída das escolas em direção ao largo do Passeio Alegre
10:00 – Abertura
10:15 – Apresentações das Escolas
11:15 – Microfone aberto
11:30 – Linha vermelha
11:40 – Hino do Eco-Escolas
12:00 – Encerramento
Uma iniciativa promovida pelo Centro do Clima, em parceria com o Município da Póvoa de Varzim.
Instituições e escolas participantes: Escola do Século, Escola do Desterro, Escola Nova, Escola dos Sininhos, Grande Colégio, Escola da Giesteira, RP Academy, Associação Cultural Os Amigos do Museu, Grupo Poveiro Dress a Girl Portugal, Lavorada, Academia Sénior de Argivai, Formadora e Alunas da turma 7 da Formação da Camisola Poveira, Horpozim, Agência de Energia do Porto, Casa Comum da Humanidade, LIPOR.
Um evento ‘satélite’ do Pacto Europeu para o Clima, em articulação com a campanha Linha Vermelha e movimentos climáticos.
“Por ocasião das Conferências sobre o Clima, chamam frequentemente a atenção as ações de grupos ditos «radicalizados»; mas na realidade eles preenchem um vazio da sociedade inteira que deveria exercer uma sã pressão, pois cabe a cada família pensar que está em jogo o futuro dos seus filhos.”
Exortação apostólica LAUDATE DEUM do Papa Francisco