Quando foi a última vez que escutou com “ouvidos de ver” o canto da vida que o rodeia? O maior luxo dos dias de hoje é conseguirmos abrandar o ritmo ao ponto de sentir a pulsação do mundo. Fica o convite para um início de dia diferente, a contemplar a natureza e os seus tesouros. Para inscrições por favor enviar e-mail para SaraRocha@centrodoclima.pt.
A atividade consistirá num pequeno grupo de pessoas (prevemos até 15 no máximo) que irão encontrar-se de madrugada no Parque Verde de Rates e realizar atividades de observação noturna de espécies do local e escutar o canto das aves durante a madrugada (quando é mais intenso e belo).
Programa (madrugada de 5 de maio):
- 4h00 – Observação de anfíbios
- 5h00 – Contemplação do coro da madrugada e identificação de aves
- 6h00 – Conversa e meditação: “A madrugada e a imaginação”
- 8h00 – Pequeno-almoço: o belo do café e pão fresco
A partir das 20h00 do dia 4 estaremos na Casa do Trabalhador Rural (Parque Verde de Rates) a preparar as atividades. Quem quiser passar a noite sob o céu estrelado, e acompanhado da vida do Parque Verde, pode chegar entre as 20h00 e as 21h00, trazendo um petisco para um jantar partilhado.
Material a trazer:
- Lanterna
- Saco
- Roupa quente e calçado para caminhada
- Água e alimentos, snacks
- Tapete (de yoga ou outro)
- [quem quiser vir mais cedo para pernoitar: trazer saco-cama, tenda e outros equipamentos necessários para dormir no exterior]
Esta atividade surge a partir do grupo Póvoa em Transição, integrando a iniciativa internacional Souncamp/ reveil, um evento colaborativo anual que visa sensibilizar a população para a importância da biodiversidade.