Pacto da Economia Local pelo Clima- Póvoa de Varzim

 

Lançamento do Pacto e reconhecimento das organizações em transição pioneiras

 

Já pode consultar o Pacto da Economia Local pelo Clima aqui

 

Para demonstração de interesse em subscrever o Pacto envie-nos um e-mail para: geral@centrodoclima.pt

 

Conheça o projeto Organizações em Transição vendo o vídeo

 

Transformar a economia local para superar a crise ecológica

Na Póvoa de Varzim os principais riscos climáticos têm implicações sérias na vida da população, economia local e ecossistemas, criando prejuízos em áreas económicas centrais do concelho como a agricultura e a pecuária e o turismo associado à linha costeira, entre outras. Nos últimos anos têm ocorrido eventos climáticos extremos que têm provocado prejuízos avultados. As empresas, pelo seu impacto económico, social e ambiental, são atores fundamentais a envolver na ação climática, mas a esmagadora maioria ainda não está capacitada para monitorizar as suas atividades nem implementar soluções que melhorem as suas práticas, de modo a alcançar as principais metas globais de descarbonização. O seu envolvimento é também uma questão de sobrevivência no mercado, uma vez que cada vez mais são confrontadas com o escrutínio público que exige o reporte de informação que permita rastrear riscos associados à sua atividade, entre outros fatores, ao nível ambiental.

 

Organizações em transição – as empresas na dianteira da ação climática 

Neste contexto desafiante, o Centro do Clima lançou o projeto “Organizações em Transição – Transformar a economia local a partir da comunidade”, em parceria com o Município da Póvoa de Varzim, o MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual, a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, a HORPOZIM – Associação Empresarial Hortícola, a AdEPorto – Agência de Energia do Porto, e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Iniciativa Participação Climática.

Ao longo de vários meses, cinco entidades poveiras (as empresas A Poveira, RCM Etiquetas, o MAPADI, a HORPOZIM e a Escola Básica de Rates), embarcaram no desafio de refletir sobre as suas práticas ambientais e iniciar uma jornada de gradual implementação de medidas que permitam melhorar o seu desempenho ambiental. Em paralelo, a partir de ações de debate conjunto, foi elaborada uma primeira edição do Pacto da Economia Local pelo Clima, um marco na ação climática local, que se espera fazer convergir as empresas e outras entidades com um papel económico relevante em prol do objetivo comum da descarbonização da economia poveira nas próximas décadas.

 

Rumo a uma economia local neutra em carbono e resiliente, impulsionada por uma atividade competitiva, próspera, inclusiva e sustentável

Neste evento, terão lugar palestras sobre temas centrais neste processo de transição para uma economia mais adaptada às alterações climáticas (Comunidades de Energia Renovável, Certificação ambiental e mercado de carbono, produção agrícola sustentável), bem como o reconhecimento público das organizações em transição piloto que aderiram a esta iniciativa.

Todas as empresas e entidades com relevância económica local serão convidadas a subscrever o Pacto da Economia Local pelo Clima, assumindo em conjunto com a comunidade poveira, o compromisso de descarbonizar a economia local e preparar o território para um futuro de maior equilíbrio ecológico e bem-estar coletivo. O Pacto começa por ser alavancado pelo projeto “Organizações em Transição – Transformar a Economia a partir da Comunidade”, promovido pelo Centro do Clima com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e pretende tornar-se num marco local permanente, um compromisso coletivo que lança um roteiro de passos concretos rumo à descarbonização da economia local poveira.

 

Programa do evento 

O evento terá lugar na Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, das 9h30 às 13h00, com a apresentação do Pacto, reconhecimento das Organizações em Transição pioneiras e palestras com especialistas em áreas temáticas relevantes para a adaptação da economia local às alterações climáticas. Programa detalhado a ser publicado em breve!

Faça parte deste movimento! A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória: https://forms.gle/ZZk45hWnKScoiMk1A

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *