As duas primeiras sessões da iniciativa Ecos foram um sucesso! Na sexta-feira a chuva deu tréguas por umas horas e acabou por ser uma noite incrível para observação de borboletas noturnas. Num ambiente intimista, houve espaço para todas as questões e curiosidades serem respondidas pelo João Nunes e para os participantes interagirem com algumas borboletas observadas.
No sábado, a adesão foi total, com uma longa e fascinante conversa com o Paulo Barros sobre o estudo e conservação dos morcegos em Portugal. Durante a sessão conseguimos ainda observar o morcego-anão (Pipistrellus pipistrellus), a voar e caçar mesmo por cima das nossas cabeças. Trata-se do morcego mais pequeno da Europa e caracteriza-se pelo seu voo rápido e irregular e alimenta-se sobretudo de insetos, que são atraídos pela iluminação urbana.
Agradecemos a todos os participantes e estejam atentos aos próximos eventos, o próximo é já dia 21 de Setembro!
Iniciativa realizada no âmbito da Ação “Ciência Participativa”, no quadro do projeto “Rede de Bosques pelo Clima”, financiado pelo Fundo Ambiental (Aviso “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”) e pela Estratégia Nacional de Educação Ambiental, executado em parceria pelo Município da Póvoa de Varzim e o Centro do Clima.